Uma ferramenta é qualquer objeto utilizado para modificar outro ou para ajudar a fazer um trabalho. Durante milhares de anos, o uso de ferramentas permitiu que os seres humanos dominassem o meio ambiente e melhorassem sua situação no mundo. Hoje, os cientistas estudam como os primeiros homens se desenvolveram por meio da pesquisa das ferramentas que eles usaram.

Tipos de ferramentas

Ferramentas simples, como os martelos, são operadas manualmente. Outras, mais complicadas, são as máquinas operadas mecanicamente.

As ferramentas manuais modernas podem ser agrupadas de acordo com o trabalho que fazem. Entre aquelas usadas para bater em outros objetos estão o machado e o martelo. Entre as ferramentas que cortam, furam ou desgastam superfícies estão a faca, a furadeira, o serrote, a lima, o buril e a plaina. Outras ferramentas manuais, como a chave de parafuso e a chave inglesa, são utilizadas para fazer girar os objetos. Entre aquelas usadas para realizar medições há a régua, o nível, o esquadro e o compasso. Ferramentas como o alicate e a pinça ajudam as pessoas a segurar ou apertar objetos.

Com a invenção da máquina a vapor, no século XVIII, as pessoas descobriram como acionar as ferramentas mecanicamente. Atualmente, muitas ferramentas mecânicas são utilizadas nas oficinas domésticas e nas fábricas. Elas podem ser agrupadas em sete tipos: máquinas para girar objetos; máquinas para moldar, afiar e aplainar; furadeiras elétricas; moedeiras; máquinas para afiar; serras elétricas; e prensas.

Alguns materiais são muito resistentes ou se quebram com demasiada facilidade para poder ser trabalhados com ferramentas tradicionais. Os cientistas aprenderam a usar os produtos químicos, os cursos de água, a eletricidade e a luz para trabalhar com esses materiais.

História

Os primeiros seres humanos começaram a usar ferramentas há cerca de 2 milhões de anos. Inicialmente lascavam as pedras, para deixar as pontas mais afiadas com vistas a poder cortar ou raspar. Durante milhares de anos continuaram a produzir ferramentas só a partir de pedras, mas se aperfeiçoaram ao fazer alças para segurar as ferramentas. Isso lhes permitiu produzir lanças e machados. Enquanto as lanças os ajudaram a caçar animais, os machados eram usados para limpar as florestas. Dessa forma, os homens podiam usar a terra para plantar alimentos, e as árvores podiam ser utilizadas como combustível e para a construção de abrigos.

Mais de 6 mil anos atrás, os seres humanos aprenderam a transformar metais em instrumentos e em outros objetos. As ferramentas de metal eram mais resistentes e duravam mais que as de pedra, o que lhes permitiu construir civilizações cada vez mais avançadas. Inicialmente, eles trabalharam com chumbo e, mais tarde, aprenderam a adicioná-lo ao estanho, a fim de produzir bronze. Este último período ficou conhecido como Idade do Bronze. Mais tarde ainda, as pessoas desenvolveram ferramentas feitas de ferro, o metal mais importante até o século XIX. O ferro era acrescentado ao carbono para produzir aço. Atualmente as ferramentas são produzidas a partir de muitos materiais diferentes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.