O ferro é o metal mais usado na Terra. Com ele se produz o aço. Este, por sua vez, é utilizado para construir prédios, pontes, trilhos de trem, veículos de todos os tipos e inúmeros outros produtos.

O ferro na crosta terrestre

O ferro é o segundo metal mais comum na crosta terrestre. Entre os outros metais extraídos do solo, apenas o alumínio é mais comum. O ferro também é o quarto elemento mais encontrado na crosta.

Em estado puro, o ferro é um metal pesado, prateado e magnético. Porém ele quase nunca é encontrado puro na natureza. É mais comum extraí-lo na forma de minérios, que são misturas de elementos diferentes. Os principais minérios de ferro são constituídos de ferro unido a oxigênio ou a oxigênio e carbono.

Separação e uso do ferro

O ferro é separado do minério por meio de um processo chamado fundição, que consiste em aquecer o minério de ferro até ele atingir uma temperatura muito alta. À medida que o minério derrete, o ferro se separa dele.

Torrões quentes de ferro podem ser moldados, ganhando diversos formatos. O ferro derretido pode ser despejado em moldes. À medida que o ferro esfria, ele endurece. Hoje, porém, a maior parte é transformada em aço, que é uma mistura de ferro e carbono. O aço é mais forte que o ferro sozinho.

Milhares de anos atrás, é possível que os seres humanos obtivessem ferro a partir de meteoritos de ferro. Os meteoritos são pedaços grandes de pedra que caem na Terra, vindos do espaço sideral. Após descobrirem como fundir o ferro, os povos antigos aprenderam a utilizá-lo para fabricar ferramentas e armas. Durante o período chamado Idade do Ferro, as formas de usá-lo se espalharam pela Europa e pela Ásia.

O ferro no corpo

O ferro é parte importante da dieta das pessoas. Carne, frango, atum, gema de ovo, feijão, grãos integrais, frutas secas e verduras com folhas verdes são boas fontes de ferro. O corpo usa o ferro para produzir uma substância chamada hemoglobina, que faz parte do sangue. Ela transporta o oxigênio para todas as células do corpo. As células, por sua vez, utilizam o oxigênio para obter a energia de que precisam para realizar seu trabalho.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.