A fibra óptica é um meio de enviar informações, como som, imagens ou códigos de computador. As fibras ópticas são fios muito finos que transportam as informações sob a forma de luz.

A fibra óptica pode ser de vidro ou de plástico e tem o diâmetro de um fio de cabelo.Várias fibras são reunidas em feixes, formando cabos de fibra óptica. Esses cabos são conectados a telefones e computadores. Os médicos usam instrumentos de fibra óptica para visualizar o interior do corpo humano.

Em um sistema de fibra óptica, um equipamento chamado fotoemissor transforma a informação em luz e envia essa luz através das fibras ópticas. A parte interna da fibra, chamada núcleo, é forrada com um material refletivo conhecido como revestimento.

Esse revestimento faz a luz se deslocar continuamente através da fibra. A luz desloca-se com facilidade em linha reta, mas precisa de ajuda para fazer curvas. À medida que se desloca em alta velocidade através do núcleo, a luz é rebatida pelo revestimento, acompanhando as mudanças de direção do cabo de fibra óptica. O revestimento também impede que a luz perca intensidade. A luz pode percorrer grandes distâncias muito rapidamente. Quando ela chega a seu destino, um equipamento chamado fotorreceptor (localizado na ponta da fibra óptica) a recebe e a transforma novamente em som, imagem ou códigos de computador.

Antigamente, a maioria dos cabos telefônicos era feita de fios de cobre. Os cabos de fibra óptica são mais leves e menores que os de cobre. Além disso, transmitem mais informações sem interferências e são menos propensos a pegar fogo. Porém são mais caros e quebram-se com mais facilidade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.