O figo é um pequeno fruto, delicado, em formato de pera, com sabor doce e textura agradável. A figueira é uma árvore que pertence à mesma família da amoreira, com folhas largas e ásperas e que pode ter entre 1 e 12 metros de altura. Seu nome científico é Ficus carica.

O figo cresce bem em climas quentes e secos. O maior produtor mundial de figos é a Turquia. Outros produtores importantes são Egito, Grécia, Irã e Marrocos. O figo também é cultivado no Brasil (principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia.

Embora seja conhecido como fruta, o figo, na verdade, é uma flor invertida. Cada figo é oco e repleto de brotinhos, nos quais às vezes se desenvolvem sementes. Sua casca pode ser marrom, roxa, amarela ou verde.

O figo é cultivado desde pelo menos 5000 a.C. e era um alimento importante para os gregos e romanos da Antiguidade. Pode ser comido fresco ou seco por meio de um processo que conserva suas qualidades como alimento. O figo também pode ser usado em conservas ou doces e aproveitado como ingredientes de tortas, bolinhos ou pães. É rico em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, e uma boa fonte de vitaminas A e C.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.