A palavra “filosofia” vem do grego e significa “amor ao saber”. Filosofia é o estudo de algumas das perguntas mais fundamentais da vida humana. Por exemplo: que é a vida? Ou: os seres humanos são essencialmente bons ou essencialmente maus? O bem, a beleza, a justiça e a verdade são temas abordados pela filosofia. A pessoa que filosofa busca respostas sobre as coisas nas próprias coisas e não em mitos e divindades.

A filosofia tem muitos ramos, ou áreas. Alguns ramos lidam com questões sobre a realidade e o modo como as pessoas a conhecem e experimentam. Outros ramos lidam com questões sobre o modo como as pessoas se comportam e o que é bom comportamento e mau comportamento. A lógica, a ética, a teoria do conhecimento, a estética e a epistemologia (filosofia da ciência) são ramos da filosofia.

Os filósofos são as pessoas que estudam filosofia. Normalmente eles escolhem um ramo específico dela para estudar. Sua obra abrange a observação do mundo, a realização de experiências e a reflexão. Os filósofos podem escrever livros e artigos sobre as questões que estudam. Podem também observar o modo como outros filósofos responderam às perguntas que fizeram, concordar com o que eles disseram ou discordar deles.

No início, filosofia e ciência não se distinguiam uma da outra, eram uma coisa só. Alguns dos filósofos mais famosos viveram mais de 2 mil anos atrás, na Grécia antiga. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os filósofos gregos antigos mais respeitados. São do período clássico. Na Idade Média, destacaram-se Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona. A filosofia também foi muito importante no século XVIII, durante a época chamada Iluminismo. Kant, Hume, Descartes e Locke são filósofos deste período. Suas ideias iluministas acabaram influenciando a luta dos Estados Unidos pela independência e também a Revolução Francesa.

No século XIX, os principais filósofos foram Marx, Hegel e Nietzsche. No século XX foram muitos os pensadores importantes, e suas ideias levaram ao desenvolvimento de outras áreas do conhecimento: Sigmund Freud, Herbert Marcuse, Edgard Morin, Michel Foucault, Bertrand Russel, Norbert Wiener e Jean-Paul Sartre foram alguns deles.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.