O termo “filtrar” significa separar sólidos de um líquido. No entanto, a palavra “filtro” tem várias aplicações, servindo para indicar diversos objetos, mesmo que mantenha a função primordial de filtrar.

Por exemplo, um filtro de água purifica o líquido, deixando as impurezas para trás, e o que cai no copo é a água limpa, pronta para o consumo.

No caso das câmeras ou máquinas fotográficas, o filtro é um objeto colocado na frente da lente. Ele é responsável pela mudança de cores e pelos efeitos de luz em uma foto. Pode ser de plástico ou de vidro e não é fixo. Dependendo da criatividade ou da necessidade do fotógrafo, usa-se um tipo de filtro diferente para cada tipo de foto.

Os seres humanos também possuem filtros naturais, com função bastante parecida com a do filtro de água. Eles são os rins, órgãos que filtram as impurezas do organismo e do sangue, eliminando-as do corpo humano juntamente com a urina.

O filtro solar é uma loção ou um spray utilizados para proteger a pele dos raios solares ultravioleta, causadores de câncer de pele. Todo filtro possui um fator de proteção solar, o FPS, que varia de acordo com a necessidade de cada tipo de pele.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.