A flor é a parte de uma planta que produz as sementes. Estas, por sua vez, podem se converter em novas plantas. A maioria das plantas, incluindo muitas árvores, possui algum tipo de flor.

Características

As flores variam muito de forma, de tamanho, de cor e de perfume. Muitas delas são pequenas e quase não se notam. Ao pensar em flores, a maioria das pessoas imagina aquelas que são são bastante coloridas e chamativas.

Uma flor normalmente possui quatro partes principais: o cálice, a corola, os estames e os pistilos. Em geral, essas partes ficam juntas na ponta, ou receptáculo, do caule da flor.

O cálice é a parte mais externa. Ele é feito de sépalas, que geralmente são verdes e têm a aparência de folhas pequenas. As sépalas protegem o botão de flor durante seu desenvolvimento.

As pétalas formam a corola. Os estames e os pistilos ficam dentro da corola. Os estames são as partes masculinas da flor e produzem estruturas minúsculas chamadas grãos de pólen, que contêm as células reprodutoras masculinas. Cada estame tem na ponta uma antera, onde é produzido o pólen. Os pistilos são as partes femininas da flor. Eles contêm óvulos que podem desenvolver-se e virar sementes. Algumas flores possuem estames e também pistilos; outras têm ou estames ou pistilos.

Polinização

A polinização é o processo de distribuição dos grãos de pólen para que as flores formem sementes. É assim que as plantas se reproduzem.

Existem dois tipos principais de polinização: a autopolinização e a polinização por transferência. A autopolinização ocorre quando grãos de pólen passam de um estame para um pistilo na mesma planta. Ela pode acontecer no interior de uma flor ou entre diferentes flores na mesma planta. A polinização por transferência ocorre quando os grãos de pólen de uma flor em uma planta são transferidos para uma flor em outra planta.

Para que ocorra a polinização por transferência, as flores precisam de portadores que carreguem o pólen de uma planta a outra. Os portadores podem ser o vento, insetos, aves ou outros animais.

Quando o grão de pólen chega ao pistilo, ocorre a fecundação. O pólen entra no óvulo, e o óvulo fecundado se transforma então em semente.

Usos

As flores são vistas como símbolo de beleza na maioria das culturas do mundo. Elas costumam ser usadas para presentear pessoas, além de decorar festas, casamentos e outras cerimônias. Com as flores que têm aroma agradável podem ser feitos perfumes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.