A folha é uma das partes mais importantes de uma planta, porque produz alimento para ela por meio de um processo chamado fotossíntese. As folhas de plantas diferentes variam bastante em tamanho, formato e cor.

Estrutura

A maioria das folhas tem uma parte larga e plana chamada lâmina. Em geral, um caule chamado pecíolo conecta a lâmina ao caule da planta. Uma folha que tem apenas uma lâmina é chamada de folha simples. Uma folha composta tem duas ou mais lâminas ligadas ao pecíolo.

As veias ou nervuras dentro das folhas de uma planta funcionam de forma parecida aos vasos sanguíneos no corpo de um animal. Levam água e alimento para as folhas, da mesma maneira que os transportam para fora. Elas também oferecem a forte sustentação que dá forma à folha. As nervuras de folhas grandes normalmente formam um modelo parecido ao de uma rede em toda a folha. Já as estreitas em geral têm nervuras que correm paralelas entre si.

As folhas podem ser de diferentes tipos: redondas, ovais, com formato de lança ou de coração e triangulares. Algumas se parecem com os dedos da mão. Outras têm formato de agulha e outras ainda têm bordas lisas. Outras têm pontas pequenas, chamadas dentes. As folhas também podem ter revestimentos de cera ou penugem para sua proteção.

Fotossíntese

Dentro de todas as folhas existem substâncias chamadas pigmentos, que lhes dão cor. As folhas verdes obtêm essa cor de um pigmento verde chamado clorofila, que ajuda na fotossíntese. Nesse processo, depois de absorver a energia da luz solar, as folhas usam-na para produzir açúcares, que servem de alimento para a planta.

Folhas caídas

As plantas perdem algumas folhas e ganham outras novas durante toda a vida. Porém, muitas árvores chamadas decíduas perdem todas as folhas durante as estações frias ou secas. Elas fazem isso porque param de crescer nessas épocas.

No outono ou durante a estação seca, as folhas das árvores decíduas perdem a clorofila. À medida que o verde das folhas enfraquece, pigmentos vermelhos, amarelos ou alaranjados tornam-se visíveis. Enquanto isso, uma camada fraca de células se desenvolve na base de cada pecíolo. As folhas ficam frouxas e depois caem. Depois, crescem novamente quando há uma nova mudança de estação.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.