A fome existe quando um grande número de pessoas não consegue comida suficiente por longos períodos. Em uma região assolada pela fome, as pessoas podem morrer de inanição (extremo enfraquecimento por falta de alimentação) ou doença. Houve ondas de fome ao longo da história e em todas as regiões do mundo.

Tragédias naturais, como secas, terremotos e enchentes, podem provocar ondas de fome porque destroem as plantações ou dificultam a distribuição de comida. Outras causas podem ser insetos que acabam com as plantações, frio fora do normal, chuvas em demasia, pragas e doenças que ataquem as colheitas ou o gado.

As guerras também causam a fome. Às vezes o exército convoca os agricultores, que deixam de trabalhar no campo. O alimento disponível pode ser levado todo para os soldados, e as estradas bloqueadas dificultam o transporte da comida.

Alguns países têm população excessiva para o volume de comida disponível. Eles costumam ser pobres, o que dificulta ainda mais a situação, porque não têm dinheiro para comprar alimentos de outros países e fornecê-los a seu próprio povo.

Depender demais de um só tipo de alimento também pode levar à fome. A Irlanda era muito dependente da batata. Entre 1845 e 1849, as colheitas de batata nesse país foram prejudicadas devido a uma doença que atacou as plantas, e mais de 1 milhão de pessoas morreram. Produzir alimentos variados pode ajudar os países a evitar a fome.

Uma onda de fome raramente começa de repente. Normalmente há um período de alerta, durante o qual podem ser tomadas algumas medidas. Os líderes do governo podem armazenar alimentos em quantidades maiores e distribuí-los mais tarde para a população faminta. Além disso, podem pedir ajuda a outros países.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.