Uma fonte, ou nascente, é um lugar em que a água brota naturalmente do solo. Muitos rios começam em uma fonte natural, e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de água.

Como se forma uma nascente de água

Uma fonte se forma quando a água das chuvas penetra no solo e chega até a camada de rocha. Alguns tipos de rocha, como o arenito, são porosos, isto é, são cheios de pequenos orifícios, como se fossem esponjas. Essas rochas realmente agem como esponjas, absorvendo a água. Às vezes essa água subterrânea sofre pressão e emerge através de uma abertura no nível do solo, formando uma nascente.

Outras rochas, como as calcárias, têm fendas que permitem o escoamento da água para camadas inferiores. Há outros tipos de rochas, porém, que não são porosas e têm poucas fendas, portanto não permitem que a água passe através delas. Assim, a água subterrânea corre sobre a superfície dessas rochas. Se elas estiverem em um terreno inclinado (por exemplo, na encosta de uma colina), a água emergirá para a superfície no ponto em que o terreno inclinado encontrar o solo, formando uma ou mais fontes naturais.

Nascentes de águas termais

Existem diversos tipos de nascente. Em uma nascente de águas termais ou quentes, a temperatura da água é superior à temperatura ambiente. Algumas dessas nascentes são encontradas nas proximidades de vulcões, pois o magma vulcânico aquece a água. Em outros casos, a água consegue escoar por camadas fundas o suficiente para receber o calor natural do interior da Terra. Uma nascente de águas termais que expele jatos de água e vapor é chamada de gêiser. As fontes termais também são chamadas de termas.

Nascentes de água mineral

Muitas vezes as águas de fontes termais contêm minerais das rochas, por isso são chamadas de águas minerais. Os minerais e os organismos que crescem na água dão belas colorações às lagoas e às pedras ao redor da nascente. Desde a Antiguidade, acredita-se que os minerais dessas fontes sejam benéficos para a saúde. As pessoas viajavam para beber sua água e banhar-se nela, dando origem às estações de águas e aos hotéis que surgiram junto às fontes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.