A força é o fenômeno capaz de afastar ou atrair um objeto. Ela ocorre quando dois objetos interagem, isto é, quando um objeto altera o comportamento do outro. Quando a interação para, a força também para.

Forças de contato e campos de força

Existem dois tipos de força: as forças de contato e os campos de força. As forças de contato ocorrem quando os objetos encostam um no outro, como quando alguém chuta uma bola ou puxa um carrinho. Outros exemplos de forças de contato são uma lixa sendo esfregada em um pedaço de madeira ou o vento batendo em um automóvel em movimento.

Os campos de força ocorrem quando dois objetos interagem sem encostar um no outro, podendo atrair-se ou afastar-se, mesmo a distância. Uma maçã cai da árvore porque a força da gravidade a atrai para o chão. Outro campo de força é o magnetismo. Clipes aderem a um ímã porque a força magnética dele os atrai, puxando-os para si.

Como medir a força

A maioria dos cientistas mede a força usando uma unidade chamada Newton (cuja abreviatura é N). O newton mede a força necessária para acelerar um objeto, ou seja, aumentar sua velocidade. A força também pode ser medida em libras.

Forças e as leis do movimento

No final do século XVII, o cientista inglês Isaac Newton elaborou três leis que relacionavam a força com o movimento. A primeira lei diz que o movimento de um objeto não muda, a menos que ele seja atraído ou afastado por uma força (lei da inércia). A segunda lei diz que a força aplicada a um objeto faz sua velocidade aumentar na mesma direção da força; e que uma força maior faz essa velocidade aumentar mais do que uma força menor. A terceira lei diz que, seja qual for a força aplicada a um objeto, esse objeto reagirá com uma força igual e contrária (lei da ação e reação).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.