A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas e alguns outros organismos utilizam a luz solar para produzir seu próprio alimento. Ela é necessária para a vida na Terra: sem a fotossíntese, não haveria alimento para os seres vivos.

Para ser realizada, a fotossíntese requer luz solar, clorofila, água e dióxido de carbono (gás carbônico). A clorofila é uma substância que existe em todos os seres chamados fotossintetizantes (as plantas e alguns outros organismos). Nos vegetais superiores, a clorofila se localiza nas folhas. As plantas retiram água do solo e dióxido de carbono do ar.

A fotossíntese começa quando a clorofila absorve energia da luz solar. As plantas usam a energia da luz para transformar água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, chamados açúcares. As plantas utilizam parte dos açúcares e armazenam o restante. O oxigênio é liberado no ar.

A fotossíntese é muito importante, porque praticamente todos os seres vivos dependem desse processo para que o alimento (açúcares) seja consumido. Ela também é importante por causa do oxigênio que produz. Os seres humanos, os outros animais e as plantas precisam respirar oxigênio para sobreviver. Os outros organismos que também fazem fotossíntese são certos tipos de bactérias e algas unicelulares.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.