Laranjas, limões, limões-sicilianos, pomelos, toranjas, cidras e mexericas são frutas cítricas. Essas frutas têm uma polpa suculenta dentro de uma casca que pode ser lisa ou rugosa. Elas crescem em árvores ou em arbustos. As plantas cítricas pertencem à família das rutáceas, que são plantas floríferas. As laranjinhas kinkan também fazem parte dessa família.

Onde crescem as frutas cítricas

As frutas cítricas crescem em várias regiões quentes do mundo. Elas surgiram primeiro no sul da China e em outras partes da Ásia. Os árabes levaram as frutas cítricas para o Oriente Médio, a África e a Europa. No século XVI, os exploradores europeus trouxeram as frutas cítricas para a América.

Os agricultores criam as árvores cítricas em áreas chamadas pomares. As plantas cítricas também podem crescer na natureza ou em jardins.

Características físicas

As frutas cítricas podem ter casca lisa ou rugosa. Dentro da casca, a polpa está dividida em oito ou mais partes. Cada parte contém sementes e muitas bolsas minúsculas cheias de suco. Hoje em dia, porém, os fazendeiros aprenderam a cultivar variedades sem sementes de muitos tipos de frutas cítricas.

As laranjas e as toranjas são redondas. As laranjas normalmente são cor de laranja. As toranjas são amarelas e maiores do que as laranjas. As laranjeiras e as toranjeiras podem chegar a 6 metros de altura. Ambas as árvores dão flores brancas e têm folhas verdes e brilhantes.

Os limões e os limões-sicilianos têm um formato mais oval. Muitas vezes eles apresentam uma saliência em uma das pontas. A maioria dos limões são verdes e menores do que os limões-sicilianos, que são amarelos. Os limoeiros e os limoeiros-sicilianos costumam ser menores do que as laranjeiras e as toranjeiras. Os limoeiros dão flores brancas e têm folhas verde-claras. Os limoeiros-sicilianos dão flores brancas e roxas e têm folhas avermelhadas ou verdes.

Os pomelos são frutas grandes e amarelas de forma arredondada ou parecida com a de uma pera. Sua polpa é transparente ou vermelha. As árvores de pomelo podem chegar a ter de 6 a 13 metros de altura. Elas têm folhas verdes e brilhantes, e dão flores grandes de brancas.

As cidras se parecem com os limões-sicilianos. Elas têm a polpa esbranquiçada. As árvores de cidra chegam a 3,5 metros de altura. Elas têm folhas verdes-claras e dão flores roxas ou brancas.

As mexericas, ou tangerinas, são arredondadas e costumam ter as extremidades achatadas. Elas são cor de laranja. Sua polpa também é alaranjada e adocicada. As mexeriqueiras atingem 2 metros de altura, têm folhas verdes e dão flores brancas. Seus galhos têm espinhos.

Usos

As frutas cítricas constituem alimentos saudáveis porque são ricas em vitamina C. Muitas pessoas comem as frutas cítricas frescas ou as espremem para fazer suco. Elas também são usadas para dar sabor a bebidas e a refeições. Além disso, as frutas cítricas podem ser enlatadas ou transformadas em geleia.

A casca das frutas cítricas contém um óleo que pode ser usado para aromatizar alimentos ou para fazer perfumes e medicamentos. As cascas também podem ser cozidas com açúcar para fazer doces.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.