O fungo é um organismo simples, um ser vivo que não é planta nem animal. Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Os fungos são encontrados no mundo todo, na água, no solo e no ar. Alguns fungos vivem em plantas e animais, mas todos se desenvolvem especialmente bem em regiões tropicais, de clima quente e úmido A presença de fungos em áreas extremamente secas, quentes ou frias é rara, embora existam registros de fungos encontrados nas regiões árticas e na Antártica. Alguns tipos de mofo conseguem se desenvolver dentro da geladeira.

Normalmente, o fungo é uma massa de fibras cheia de filamentos. Ele se reproduz a partir de pequenas células chamadas esporos. Alguns fungos têm uma parte especial para produzir esporos; normalmente essa é a parte visível do fungo, chamada esporângio. Por exemplo, o cogumelo é o esporângio de um fungo que fica quase todo embaixo da terra. Vento, água e insetos carregam os esporos, que, ao encontrarem um lugar úmido, crescem e formam um novo fungo.

A maioria dos fungos se alimenta de matéria orgânica morta. Esses fungos são chamados de saprofíticos e são úteis para o meio ambiente, pois decompõem árvores mortas, restos de animais e outras matérias orgânicas sem vida. Os fungos saprofíticos podem estragar alimentos, como pão, queijo, frutas e vegetais. Alguns deles danificam madeira, tecido, papel e couro. Os fungos que se alimentam de plantas e animais vivos são chamados de parasitas; muitas vezes, organismos atacados por eles adoecem ou morrem.

Alguns fungos não são nocivos. Muitos cogumelos e trufas, por exemplo, são comestíveis. O fermento usado para fazer pão é um tipo de fungo chamado levedura. Além disso, a penicilina e outros remédios chamados antibióticos, usados no combate a infecções, também provêm de fungos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.