Muitos fogões e aquecedores de água são ativados por um combustível chamado gás natural. O gás natural é uma mistura de diversos gases diferentes que se formam sob a superfície da Terra.

Como se forma o gás natural

O gás natural formou-se junto com o petróleo centenas de milhões de anos atrás. À medida que plantas e minúsculos animais morriam, seus restos foram constituindo várias camadas. A pressão do subsolo e o calor foram gradualmente transformando esses restos em gás e petróleo.

Tipos de gás

Entre os gases que compõem o gás natural estão o metano, o etano, o propano, o butano e outras substâncias. Como esses gases queimam muito facilmente, são valiosos como combustíveis. O gás pode também ser feito de carvão e petróleo. Esse tipo de gás é chamado de gás manufaturado.

Mineração e transporte

O gás natural pode ficar preso num bolsão ou reservatório subterrâneo, por cima de um depósito de petróleo ou em seu próprio reservatório. A Rússia tem os maiores reservatórios de gás natural no mundo.

Para retirar o gás natural da terra, trabalhadores perfuram um poço até o reservatório. O gás sobe por um tubo até a superfície, onde um equipamento especial o purifica.

O gás limpo pode ser estocado no subsolo ou enviado por gasodutos para onde for necessário (alguns gasodutos têm milhares de quilômetros). O gás natural também pode ser resfriado, transformado em líquido e armazenado em tanques de navios.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.