A geladeira, ou refrigerador, é um eletrodoméstico. É usada para armazenar certos alimentos a fim de conservá-los por mais tempo do que se ficassem fora dela, mantendo-os resfriados ou congelados.

Para isso, o motor da geladeira move um compressor, que, por sua vez, gera o frio usado para resfriar os alimentos. Assim, a geladeira impede que micro-organismos entrem em contato com os alimentos, evitando que eles se estraguem.

A geladeira pode ser uma combinação de refrigerador e congelador, também chamado de freezer. No congelador, a temperatura é abaixo de 0°C e, nele, os alimentos são conservados congelados por semanas e até meses. O congelador também serve para produzir gelo.

As primeiras geladeiras eram usadas somente em indústrias. A finalidade era refrigerar carnes e bebidas.

Os modelos foram evoluindo e passaram a ter uso doméstico. A primeira geladeira de uso doméstico foi produzida nos Estados Unidos, em 1913.

No início, usava-se dióxido de enxofre como produto refrigerante, isto é, que serve para gelar. Também foram usados o cloreto de metila e a amônia. Esses três gases são tóxicos e causavam graves acidentes ao vazar das geladeiras.

Por isso, outro gás foi desenvolvido e passou a ser usado em todas as geladeiras do mundo. Era o clorofluorcarboneto (CFC), composto gasoso formado por cloro, flúor e carbono. No entanto, descobriu-se que o CFC é prejudicial à camada de ozônio, sendo um dos responsáveis pelo aquecimento global. Por esse motivo, foi assinado, em 1989, o Protocolo de Montreal, que proibiu os países de produzir CFC. Além disso, foram desenvolvidos equipamentos que permitem neutralizar o CFC presente nas geladeiras antigas, para que elas não sejam prejudiciais ao planeta.

Para substituir o CFC, gases naturais passaram a ser testados, e o R600, ou isobutano, começou a ser empregado nos novos modelos de geladeira.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.