O gengibre é uma planta de origem asiática. Seu caule subterrâneo, de sabor picante e forte, é utilizado desde a Antiguidade como especiaria na culinária e no preparo de medicamentos.

Originário do sudeste da Ásia, o gengibre chegou à região do Mediterrâneo por volta do século I, levado por mercadores, e, nos séculos XII e XIII, difundiu-se pela Europa pelas mãos dos cruzados. Foram os portugueses que trouxeram o gengibre ao Brasil. Aqui, tornou-se tão popular que alguns naturalistas europeus que estiveram no país no século XVII chegaram a acreditar que se tratava de planta nativa. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente no Espírito Santo, em Santa Catarina, no Paraná e no sul do estado de São Paulo.

O pé de gengibre pode atingir mais de 1 metro de altura. Suas folhas nascem a partir de um caule subterrâneo grosso e rugoso chamado rizoma. Na culinária, esse caule pode ser usado fresco, em conserva ou seco, para dar sabor picante a pratos salgados e doces. No Japão, costuma-se comer o gengibre em conserva, puro ou acompanhando pratos como o sushi. No Brasil, é ingrediente indispensável do tradicional quentão, bebida forte e alcoólica preparada nas festas juninas.

O gengibre é uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo. É utilizado para combater a dor de garganta, e o chá, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, ajuda no tratamento de gripes, tosse, problemas de estômago e até ressaca. Locutores e cantores costumam mastigar um pedaço de gengibre para tratamento das cordas vocais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.