A geologia é o estudo dos aspectos físicos da Terra. Os cientistas que trabalham com a geologia são chamados de geólogos.

A geologia é uma ciência importante por muitas razões. Ela explica como a Terra acabou assumindo sua atual forma e aparência. Também é útil para encontrar substâncias importantes na crosta terrestre, como o petróleo. Além disso, ajuda a prever terremotos e outros acidentes naturais.

Ramos da geologia

São muitos os ramos da geologia, e os geólogos podem se especializar em uma ou outra área de estudo. Alguns estudam as rochas e os minerais, e como eles se formaram. Outros pesquisam as estruturas da Terra e as diferentes forças que interagem em seu interior. Outros, ainda, estudam como se formam e se desenvolvem os acidentes geográficos, como as montanhas. Há um tipo de geólogo, o paleontólogo, que estuda os fósseis (resíduos de plantas e animais pré-históricos). Há também geólogos que tentam descobrir como os seres humanos podem usar os recursos da Terra sem destruir o ambiente.

Tempo geológico

A maioria dos geólogos concorda que a Terra começou a se formar há 4,6 bilhões de anos. Após cerca de 700 milhões de anos, ela desenvolveu uma crosta sólida. Os geólogos usam a expressão “tempo geológico” para descrever a enorme quantidade de tempo que se passou desde então. Eles dividem esse tempo em três longos períodos, chamados éons. Os dois éons mais antigos pertencem ao que se chama de Tempo Pré-Cambriano. O terceiro éon, que inclui o tempo presente, é o chamado Éon Fanerozoico e se subdivide em três eras: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Os geólogos aprendem sobre esses diferentes períodos estudando as inúmeras camadas de rochas da crosta terrestre. As camadas mais recentes são as mais próximas da superfície; as mais antigas são as mais profundas. Cada camada contém tipos únicos de rochas e fósseis. Eles dão aos geólogos muitas pistas sobre a história da Terra.