A geometria é um ramo de matemática que lida com formas e figuras. Explica como construir ou desenhar formas, medi-las e compará-las. É usada em muitos tipos de trabalho, da construção de casas e pontes ao planejamento de uma viagem espacial ou à modelagem de uma roupa. A geometria é também uma das bases da expressão artística.

Pontos, retas e ângulos

Pontos, retas e ângulos são termos básicos da geometria. O ponto é uma figura que não tem largura nem comprimento; é a interseção (cruzamento) de duas retas. Em geral é representado por um pingo. A reta é uma linha que se estende sem fim em ambas as direções. Às vezes é desenhada com setinhas nas pontas para mostrar que é infinita. O segmento de reta é a parte de uma reta entre dois pontos finais. A semirreta é a parte de uma reta limitada por um ponto.

Duas semirretas que terminam no mesmo ponto formam um ângulo. Se as semirretas forem as duas metades de uma reta, o ângulo formado será plano. O ângulo plano pode ser imaginado como um livro totalmente aberto sobre uma mesa. O ângulo que tem metade dessa abertura é o ângulo reto.

Os ângulos são medidos em graus. O ângulo reto mede 90 graus. Ângulos menores do que o reto são chamados agudos. Já os maiores do que os ângulos retos e menores do que os ângulos planos são chamados ângulos obtusos.

Polígonos

O polígono é uma figura plana, formada pela união de segmentos de reta (lados), e tem o mesmo número de lados e ângulos. Um polígono de três lados é um triângulo. Alguns tipos de triângulo têm nomes especiais. O que tem os três lados iguais é chamado equilátero. O que tem um ângulo reto é o triângulo retângulo.

O polígono de quatro lados se chama quadrilátero. O retângulo é um quadrilátero com quatro ângulos retos. O quadrado é um tipo especial de quadrilátero porque, além dos quatro ângulos retos, possui todos os quatro lados iguais.

Os polígonos com mais de quatro lados têm o nome formado por números gregos mais o sufixo (final da palavra) grego gono. Por exemplo, o pentágono é uma figura de cinco lados. O hexágono tem seis lados e o octógono tem oito.

Círculos

Algumas formas geométricas têm linhas curvas em vez de retas. A mais conhecida é o círculo. Todos os pontos que formam o círculo ficam à mesma distância do centro. Essa distância é chamada raio. O diâmetro é a distância de um ponto a outro do círculo, passando pelo centro. O diâmetro mede o dobro do raio. A linha que limita o círculo em toda a sua volta se chama circunferência.

Figuras sólidas

Triângulos, quadrados e círculos são figuras planas. Existem também figuras geométricas sólidas. O cubo é uma figura sólida de superfícies planas. Uma caixa quadrada é um exemplo de cubo. Uma esfera, como a bola de futebol, é uma figura sólida com superfície curva. Outras figuras sólidas são o cone, o cilindro e a pirâmide.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.