Gestação é o período de tempo durante o qual o mamífero carrega suas crias, ou bebês, no interior do corpo antes de dar à luz. A gestação é diferente para cada tipo de mamífero. Os animais maiores geralmente têm gestações mais longas do que os pequenos. A gestação humana, ou gravidez, dura cerca de nove meses. A gestação da elefanta dura cerca de 22 meses. Nos esquilos, a gestação é de cerca de seis semanas apenas.

Antes do nascimento, os mamíferos crescem dentro de um órgão chamado útero, na barriga da mãe. O útero é uma parte do sistema reprodutor do corpo. Uma estrutura chamada placenta geralmente conecta o bebê em desenvolvimento ao útero. A placenta leva nutrientes do corpo da mãe para o corpo do bebê em desenvolvimento ou feto.

Gestação nos marsupiais

Marsupiais são mamíferos cujos bebês se desenvolvem numa bolsa chamada marsúpio após o nascimento. Alguns exemplos: cangurus, coalas e gambás. Os marsupiais não têm placentas verdadeiras. Por essa razão, a gestação do marsupial é relativamente curta. Mesmo a maior espécie de canguru nasce depois de cerca de quarenta dias.

Os bebês marsupiais nascem minúsculos e com desenvolvimento incompleto. Logo após nascer, eles são lançados para dentro de uma dobra semelhante a uma bolsa na parte da frente do corpo da mãe ou se arrastam até lá, o que ocorre com os cangurus. Ali eles continuam a se desenvolver até estarem prontos para deixar a bolsa.

Gestação nos placentários

Placentários são mamíferos que têm placentas durante a gestação. Humanos, gatos, cães, cervos, baleias e muitos outros animais são placentários. A gestação dos placentários é geralmente mais longa que a dos marsupiais. Isso significa que os bebês dos placentários nascem mais desenvolvidos do que os bebês dos marsupiais.

Todavia, os bebês dos diferentes placentários nascem em níveis diferentes de desenvolvimento. Os placentários também têm diferentes durações de gestação. As éguas têm gestação de cerca de onze meses, e suas crias conseguem andar horas após nascer. As mães chimpanzés têm gestação de cerca de oito meses, e suas crias são indefesas por alguns meses após o nascimento.

Gestação humana

O período de gestação humana, também chamado de gravidez, é dividido em três trimestres.

No primeiro trimestre, o feto desenvolve a pulsação cardíaca e inicia o desenvolvimento de todas as outras partes do corpo. Surge também o cordão umbilical que o liga à placenta. Aos três meses, o feto pesa menos de 28 gramas. No segundo trimestre, o feto começa a se mover dentro do útero. Aos seis meses de gestação, ele pesa até 900 gramas. No terceiro trimestre, o bebê continua a ficar maior e mais forte. Na época do nascimento, ele pesa em média cerca de 3,5 quilogramas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.