Os girassóis são plantas muito úteis que têm flores grandes. Seu nome vem da maneira como suas flores giram, de leste para oeste, seguindo o movimento do Sol. Antes, os girassóis cresciam apenas nas Américas. Hoje, são cultivados em outras partes do mundo, como a Europa e a Ásia.

Os girassóis têm flores gigantes em comparação com as de outras espécies. Seu caule forte e peludo alcança de 1 metro a 4,5 metros de altura. Suas folhas são grandes e resistentes, e têm de 8 a 30 centímetros de comprimento.

A flor do girassol tem duas partes. O centro é um disco de pequenas flores unidas de forma compacta. As florzinhas do disco são de cor marrom, amarela ou púrpura. As flores que rodeiam o disco são chamadas brácteas e têm cor amarelo-dourada. Alguns girassóis têm discos de 30 centímetros de largura.

Os girassóis têm várias utilidades. As flores servem para fazer um corante amarelo. As folhas são usadas para alimentar animais. As sementes que se encontram nas florzinhas do disco contêm um óleo amarelo e suave que é usado para cozinhar e fabricar sabonetes e tintas. Muitas pessoas comem as sementes de girassol, secas e tostadas, como aperitivo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.