O gnu é um animal de grande porte que habita as savanas do continente africano, desde o Quênia até a África do Sul. Vive agrupado em grandes manadas e é favorecido com características altamente migratórias. O gnu é da família dos antílopes.

Esse grande mamífero tem espáduas altas e maciças, traseiro rebaixado, pescoço curto e patas finas. A pelagem pode ser cinza-azulada ou marrom-escura e a cauda é longa. Os chifres, presentes em ambos os sexos, são semelhantes aos do boi, o qual pertence à mesma família do gnu.

Existem cinco subespécies conhecidas de gnu. A maior delas chega a pesar entre 230 e 275 quilos e medir entre 1,40 e 1,50 metro de altura.

O gnu-de-cauda-branca é menor. Pesa entre 110 e 147 quilos e mede entre 1 e 1,20 metro. Tem pelagem marrom-escura ou preta, cauda branca muito vistosa e crista ereta. Os chifres são grandes e curvos e apontam para a frente. Essa espécie é feroz e perigosa.

O gnu alimenta-se das gramíneas que cobrem as planícies das regiões semiáridas nas épocas de chuva. Por estar sempre à procura de grama verde, ele migra quando a chuva cessa e passa a estação seca viajando pela savana, onde há água e grama mais alta e verde.

Na época do acasalamento, no espaço de um mês, milhares de machos competem entre si para cruzar com centenas de milhares de fêmeas, causando grande confusão.

A gestação dura oito meses, e a maior leva anual de filhotes nasce praticamente ao mesmo tempo, no período entre as estações de chuvas curtas e longas. Diferentemente dos outros antílopes, os filhotes começam a seguir suas mães logo que conseguem ficar em pé, em vez de fazer isso apenas depois de dias ou semanas. Isso é uma adaptação à sua característica migratória.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.