A goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da família das mirtáceas, parente da pitanga e da jabuticaba. Originária da América — ocorre do México ao sul do Brasil —, atualmente é cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. Uma das frutas mais populares do Brasil, ela cresce espontaneamente em todo o país.

A goiaba é um fruto carnoso, com grande número de sementes, superfície externa irregular e cerca de 8 centímetros de diâmetro. Existem duas variedades: a branca, que possui casca e interior esverdeado, e a vermelha, de casca amarelada e interior de um rosa forte. A goiaba costuma ser consumida crua ou em forma de doce — a famosa goiabada —, compotas, geleias e sucos. Dela pode-se fabricar também um molho agridoce, substituto do catchup (molho para temperar feito com tomate e vinagre).

A goiaba tem mais vitamina C que a laranja ou o limão, quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Não contém muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo por isso indicada para qualquer tipo de dieta.

O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, sendo que boa parte da produção está concentrada no estado de São Paulo e na região de Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia), às margens do rio São Francisco. No Sudeste, seu período de safra vai de janeiro a maio.

Como algumas moscas gostam de usar a goiaba para depósito de seus ovos, as larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.

Na medicina popular, a goiaba é usada para combater diarreias e o chá de suas folhas ajuda nas inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.