O golfo Pérsico é uma porção do oceano Índico que separa a península Arábica do sudoeste do Irã. Há milhares de anos, é um importante canal na região.

Geografia

Vários países fazem fronteira com o golfo: o Irã, ao norte; o Iraque e o Kuwait, a noroeste; a Arábia Saudita, o Bahrein e o Qatar, a sudoeste; e os Emirados Árabes Unidos e Omã, ao sul. O estreito de Hormuz liga o golfo Pérsico ao golfo de Omã, que desemboca no mar da Arábia.

O golfo Pérsico mede por volta de 241 mil quilômetros quadrados e tem cerca de 990 quilômetros de comprimento. No estreito de Hormuz chega a ter apenas 55 quilômetros de largura e, nos demais trechos, atinge 340 quilômetros de uma margem à outra.

As terras em torno do golfo são muito quentes e lá quase não chove. A margem iraniana é montanhosa, enquanto a maior parte da costa árabe tem praias de areia. As tamareiras são das poucas plantas que crescem na região.

Economia

Os países em volta do golfo Pérsico produzem mais de 25 por cento do petróleo mundial e possuem mais da metade das reservas comprovadas de petróleo do mundo. Isso explica em parte o fato de ser uma região tão cheia de conflitos, envolvendo potências do Ocidente e países da região. A economia se baseia no processamento e na venda do petróleo. A região também é um centro financeiro. Além do petróleo, o golfo é ambiente natural de muitos tipos de peixe. A pescaria é uma atividade importante na região desde sempre.

História

O golfo Pérsico foi utilizado como rota comercial e base de pesca desde a época do antigo Império Persa, a partir do século VI a.C. No início do século XVI, os europeus também começaram a utilizá-lo como rota comercial. Os estudos científicos sobre o golfo levaram a descobertas que contribuíram para facilitar a navegação na área. O petróleo foi descoberto na região no começo do século XX. O golfo tornou-se então uma rota de transporte utilizada para levar o petróleo para outros países. A região é o epicentro de várias guerras desde o final do século XX. Os combates provocaram danos em vários portos do golfo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.