O golfo do México é uma enorme massa de água ao largo da costa sudeste da América do Norte. É quase inteiramente rodeado pelos Estados Unidos e pelo México. Cuba fica a leste. Alguns canais, denominados estreitos, ligam o golfo ao oceano Atlântico e ao mar do Caribe (ou das Antilhas). Os rios Mississípi e Grande (ou Bravo del Norte, para os mexicanos) correm para dentro do golfo.

O golfo influi bastante no clima do sudeste dos Estados Unidos. Os ventos que sopram ao norte através do golfo carregam a umidade, que cai em forma de chuva forte ao longo da costa. Furacões atingem frequentemente esse litoral.

O golfo do México contém valiosas reservas de petróleo e de gás natural. As perfurações para a exploração dessas substâncias são uma importante atividade ao largo das costas dos estados americanos do Texas e da Louisiana. A pesca também é importante no golfo. Ali são pescados camarões, linguados, caranhas, tainhas, ostras e caranguejos. Outra atividade importante ao longo da costa é o turismo, principalmente no inverno.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.