A gralha é uma ave grande com penas pretas brilhantes que pertence à família dos corvídeos. Normalmente as gralhas vivem em grandes grupos. Elas são conhecidas pelo som alto que emitem e pela inteligência. Espertos e curiosos, esses pássaros têm a reputação de ser ladrões e travessos, com uma preferência por apoderar-se de pequenos objetos brilhantes, como chaves de carro. Muitas gralhas criadas como animais de estimação aprendem a imitar a voz humana.

As gralhas pertencem ao grupo dos pássaros canoros, apesar de seu canto soar áspero. Existem mais de vinte espécies de gralhas. Elas se parecem muito com os corvos, que são seus parentes próximos, e também são relacionadas às pegas.

Há gralhas de vários tipos, encontradas em quase todo o mundo. Essas aves vivem em diferentes habitats, incluindo florestas, fazendas e cidades. O corvo-americano, apesar do nome, é uma gralha, sendo comum nos Estados Unidos e no Canadá. A gralha-preta é encontrada na Europa e na Ásia. No Brasil, são comuns a gralha-azul e a gralha-cancã. Outros tipos de gralha que no Brasil são conhecidos como corvos incluem o corvo-pescador, o corvo-bicolor e o corvo-caseiro.

As gralhas tendem a ser menores que os corvos verdadeiros. Gralhas grandes podem ter 50 centímetros de comprimento. Seu corpo é todo, ou quase todo, preto, e seu bico forte é usado para caçar animais e abrir sementes.

As gralhas comem uma grande variedade de plantas e animais pequenos. Como também se alimentam de milho e outros grãos, podem causar problemas para os fazendeiros. Mas também podem ajudá-los ao comer insetos daninhos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.