A greda, uma rocha esbranquiçada e macia, é um tipo de calcário. Também pode ser chamada de giz ou marga. Como outras formas de calcário, é feita de carapaças de animais, leva muitos anos para se formar e tem muitos usos.

Existe greda em boa parte do noroeste da Europa. Os rochedos brancos que formam as falésias de Dover, na Inglaterra, são de greda. Na América do Norte, há depósitos nos estados de Arkansas, Louisiana, Texas e Wyoming, nos Estados Unidos.

Quando seres marítimos minúsculos morrem, suas carapaças vão para o fundo do mar e são cobertas por lodo. Aos poucos, camadas de carapaças e de lodo vão se acumulando umas sobre as outras. Quando esse material endurece, forma-se um depósito de greda. O processo todo pode levar milhões de anos. Às vezes, quando o nível da água abaixa, a greda aparece acima da superfície da água. É assim que os rochedos de greda se formam.

A greda é branca ou cinza. Por ser porosa, a água consegue penetrar nela. Após muitos anos, uma grande quantidade de água da chuva pode se acumular em uma área de greda. Algumas cidades extraem daí sua água potável. Petróleo e gás natural também se acumulam na greda.

A greda é muito útil. Em pó, é usada em pasta de dente e remédios para o estômago. Entra também na composição de tintas, borracha e cimento. Artistas desenham com giz e professores escrevem com ele no quadro-negro. Nem sempre, porém, o giz usado por artistas e professores é a verdadeira greda. Muitas vezes ele é uma mistura que inclui outros ingredientes, ou é feito de um mineral chamado gipsita.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.