Altamente contagiosa, a gripe é uma doença comum do sistema respiratório. Ela é causada por micróbios chamados vírus, os quais invadem o nariz, a garganta e os pulmões.

Os sinais da gripe surgem de repente e incluem dores musculares, calafrios e febre. A pessoa gripada também pode tossir, espirrar e ter dor de garganta. Sensações de cansaço e dor de cabeça também são comuns. Após três ou quatro dias, a pessoa começa a se sentir melhor. A gripe, porém, representa um grande perigo para idosos, crianças pequenas e pessoas com outros problemas de saúde, pois pode causar pneumonia e bronquite.

Há muitos tipos de vírus da gripe, e os mais perigosos podem matar até pessoas jovens e saudáveis. Felizmente, as epidemias desses vírus não são frequentes. Em 1918-1919, porém, uma epidemia de gripe matou mais de 20 milhões de pessoas no mundo inteiro.

As pessoas gripadas devem repousar bastante e tomar muito líquido. No final do século XX, os cientistas desenvolveram medicamentos para tratar a gripe.

É possível se proteger dos vírus da gripe tomando uma dose de uma substância chamada vacina. Como os vírus mudam constantemente, é preciso tomar vacina todo ano para se manter protegido.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.