Considerado uma das mais belas aves brasileiras, o guará pertence à família dos tresquiornitídeos. Também é conhecido como íbis-escarlate, guará-pitanga e guará-vermelho. Seu nome científico é Eudocimus ruber.

Ave nacional de Trinidad e Tobago, o guará pode ser encontrado na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas e no litoral brasileiro. Houve um tempo em que habitava também os mangues de Cubatão, no estado de São Paulo, mas a espécie acabou migrando para outras regiões devido à poluição, ao desmatamento e à ocupação dos manguezais. Em uma grande área do Brasil, o guará foi extinto devido à caça para utilização de suas penas como adorno.

O guará costuma viver em áreas pantanosas e de mangue, em lagos e em rios de curso lento, alimentando-se de caranguejos, vermes, moluscos e pequenos peixes. É justamente de um caranguejo rico em caroteno que vem o belíssimo vermelho de suas penas. No cativeiro, com a mudança da alimentação, as plumas tornam-se cor-de-rosa pálido.

O guará mede cerca de 50 a 60 centímetros. Possui pernas e pescoço longos e finos. Seu bico, também longo e fino, é levemente curvado para baixo, o que facilita a busca de comida em lugares lamacentos. Sociáveis e gregários, os guarás vivem em grandes bandos. Quando um componente alça voo, em geral todo o bando — ou pelo menos um grande grupo — o segue.

A fêmea põe dois ou três ovos em ninhos feitos no alto das árvores, à beira dos mangues e lamaçais litorâneos. A incubação é de aproximadamente 23 dias. Os guarás jovens têm cor parda ou castanha.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.