Um habitat é o lar, ou ambiente, de um animal ou planta. Quase todo lugar da Terra — desde o deserto mais quente até uma massa de gelo flutuante — é o habitat de algumas espécies de animais e plantas. A maioria dos habitats é composta por uma comunidade de animais e plantas, junto com água, oxigênio, pedras e solo ou areia.

Tipos de habitat

Os dois tipos principais de habitat são os terrestres (em terra) e os aquáticos (na água). Entre os muitos tipos de habitat terrestres figuram as florestas tropicais, os desertos e as montanhas. Por causa do clima úmido, as florestas tropicais sustentam mais tipos de vida vegetal e animal que qualquer outro habitat. Em compensação, os desertos sustentam apenas animais e plantas que conseguem viver sem muita água. Os habitats de montanha têm uma camada fina de solo e temperaturas frias. Somente plantas e animais resistentes vivem neles. Outros tipos de biomas como florestas, pastagens e tundras oferecem outros habitats terrestres.

Os habitats aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Entre os habitats de água doce estão os regatos, rios, pântanos, lagoas e lagos. Já os habitats de água salgada incluem os oceanos, mares, lagos salgados e pântanos salgados. Alguns animais e plantas, como os peixes e as algas marinhas, vivem somente na água. Outros, como a lontra, vivem parte do tempo na água e parte fora dela.

Adaptação

Por longos períodos de tempo os animais adaptam-se para viver em seu habitat, adquirindo características que os ajudam a sobreviver onde estão. Eles se adaptam de forma a poder ficar seguros, viajar bem e encontrar alimento no habitat em que vivem.

Muitos animais que vivem em habitats frios têm o pelo grosso e longo, próprio para mantê-los quentes. Além disso, seu pelo pode ser branco, para que os inimigos não os vejam quando o solo está coberto de neve. A carapaça da tartaruga-do-deserto preserva a umidade do seu corpo e a protege dos inimigos. O golfinho tem o corpo liso para nadar no oceano. A girafa tem o pescoço comprido para poder pegar as folhas tenras do alto das árvores.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.