O handebol é um esporte em que, com o uso das mãos, duas equipes disputam a posse de bola e têm como objetivo marcar gol.

As regras

O handebol é disputado entre duas equipes de 7 ou 11 jogadores, que tentam fazer gol e, ao mesmo tempo, impedir seus adversários de fazê-lo.

A partida leva 1 hora, dividida em dois tempos de 30 minutos. Os jogadores não usam equipamento de proteção. A bola é movida por meio de passes, dribles ou toques com qualquer parte do corpo acima dos joelhos. Somente o goleiro pode chutar a bola. Numa partida, é proibido correr mais de três passos sem passar a bola. Segurá-la por mais de três segundos é considerado falta.

A cobrança de faltas leves é feita através de lances livres, no ponto onde ocorreu a infração. Já o pênalti, dado em caso de infrações mais graves, é cobrado sem barreira, como no futebol. O pênalti também é chamado de tiro de 7 metros.

Dependendo do número de jogadores por equipe, o tamanho da quadra varia. Para partidas com sete jogadores, normalmente disputadas em lugar fechado, a quadra mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura; o gol mede 2 metros de altura por 3 metros de largura; e a linha da área de gol é de 6 metros a partir do centro. Para disputas com onze jogadores, geralmente ao ar livre, a quadra tem entre 90 e 110 metros de comprimento e entre 55 e 65 metros de largura; o gol mede 2,44 metros de altura e 7,32 metros de largura; e o círculo da área fica a 13 metros do gol. A bola utilizada em ambos os casos tem de 58 a 60 centímetros de circunferência e pesa entre 425 e 475 gramas; mulheres e jogadores mais jovens usam uma bola menor.

História

O handebol é um dos mais antigos jogos com bola. Há registros dele na Roma antiga. Mais tarde, na França e na Espanha, ganhou o nome de pelota. A modalidade foi adaptada nas ilhas britânicas durante o século XVI.

Na forma atual, o esporte foi desenvolvido na Europa no início da década de 1920. O jogo com equipes de onze atletas foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1936. Posteriormente, foi retirado das Olimpíadas, mas voltou em 1972, com sete atletas. O handebol feminino se tornou modalidade olímpica em 1976.

No Brasil, o handebol ao ar livre foi introduzido por colonos alemães que imigraram para o sul do país depois da Primeira Guerra Mundial. O esporte acabou ganhando mais adeptos em São Paulo, onde, em 26 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. O handebol de salão foi oficializado em 1954.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.