O helicóptero é um tipo de aeronave. Diferentemente do avião, ele pode subir em linha reta, deslocar-se de lado e para trás, além de girar ao redor de si próprio e ficar parado no ar. Ele voa a altitudes mais baixas que os aviões.

Como o helicóptero voa

Assim como o avião, o helicóptero usa asas para voar. As asas do helicóptero são pás (ou lâminas) finas e estreitas. Elas giram e ficam localizadas no topo do aparelho. Juntamente com as partes que as unem, as pás formam o rotor principal. Esse rotor é conectado a um motor que gera energia para girar as pás. A maioria dos helicópteros tem apenas um rotor principal, mas alguns tipos têm dois ou mais.

Ao girar, as pás impulsionam o ar para baixo. O piloto do helicóptero dispõe de controles que permitem mudar a posição das pás, alterando o impacto do ar sobre elas. Ele também controla a força que o motor manda para o rotor. Com todos esses controles, o piloto pode fazer o helicóptero subir, descer, ir para a frente ou para trás, ou deslocar-se lateralmente.

O helicóptero tem também um pequeno conjunto de pás na parte traseira, o rotor de cauda. Para virar a aeronave, o piloto aciona os pedais que movimentam o rotor de cauda. É esse rotor que impede que o helicóptero fique girando em torno de si mesmo.

Usos

Como podem voar em quase toda parte, os helicópteros são muito úteis. São usados para resgatar vítimas de desastres — como incêndios, alagamentos e terremotos — e levá-las rapidamente ao hospital. Há hospitais e prédios que têm heliportos no teto, onde os helicópteros podem pousar. As forças armadas aproveitam os helicópteros para atacar os inimigos e transportar soldados e equipamentos, e a polícia os usa para perseguir criminosos. Os helicópteros também são usados no campo, por agricultores, para espalhar sementes e fertilizantes.

História

Muitos séculos atrás, pessoas da China e da Europa já faziam brinquedos que funcionavam como o helicóptero. No século XV, o artista e engenheiro italiano Leonardo da Vinci projetou uma aeronave muito parecida com o atual helicóptero; esse projeto, no entanto, nunca foi construído. Em 1843, um inventor inglês montou um helicóptero movido a vapor, mas ele mal saía do chão.

No século XX, surgiram motores mais potentes. Os engenheiros fizeram uso desses motores para aperfeiçoar o helicóptero, além de criar melhorias que tornaram a aeronave mais estável no ar. O primeiro helicóptero bem-sucedido foi construído na Alemanha, na década de 1930. A partir de então, foram projetados novos tipos de helicópteros para as mais diversas finalidades.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.