A hepatite é uma doença que afeta o fígado. O fígado é um órgão do corpo que retira as impurezas do sangue. A maioria dos casos de hepatite é causada por uma partícula chamada vírus. Para diferenciar os tipos de vírus da hepatite, eles são rotulados com letras que vão de A a G.

O vírus da hepatite A causa o tipo mais comum da doença. É uma enfermidade branda, de curta duração. Mas os vírus das hepatites B, C e D podem causar problemas hepáticos a longo prazo.

O contágio das hepatites A, E e F acontece por meio do contato com alimentos ou água infectados. As hepatites B, C, D e G se disseminam por meio do sangue ou de outros fluidos do corpo. As pessoas que tomam remédios agressivos ao fígado ou que consomem muita bebida alcoólica também podem contrair hepatite.

Entre os sintomas da hepatite estão febre, cansaço, perda do apetite, vômito e dores musculares. Nos casos graves a lesão do fígado pode levar a uma afecção (alteração do corpo) chamada icterícia. Quem tem icterícia fica com os olhos e a pele amarelos.

Uma pessoa que esteja com hepatite grave deve ser hospitalizada. Se o fígado parar de funcionar, poderá ser necessário fazer um transplante. No transplante, o médico substitui o fígado danificado por outro saudável.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.