A hibernação é a maneira como alguns animais lidam com os rigores do inverno. Eles se recolhem em um lugar seguro e ficam ali até o final da estação fria. Os animais que hibernam parecem estar mortos. Quase não respiram, e sua temperatura corporal se aproxima do nível do congelamento. Quando o clima esquenta, eles voltam às atividades normais.

Diz-se que os animais que hibernam são hibernantes. Entre eles estão vários morcegos, o porco-espinho-americano, muitos esquilos e as marmotas.

Como os animais hibernam

Os bichos hibernantes gostam de um lar escuro e tranquilo no inverno. Alguns vão para o subsolo ou para cavernas. Às vezes, forram o lugar da hibernação com gramíneas, pelos e outros materiais.

Esses animais se preparam para o inverno comendo mais do que normalmente comem. Assim, armazenam gordura para se manter vivos durante os meses em que não se alimentam. Alguns deles coletam e armazenam alimentos antes de hibernar. Às vezes esses animais levantam-se para comer durante a hibernação e depois voltam a hibernar.

O corpo de um animal que hiberna reage às condições do clima. Se o clima fica frio demais, ele precisa se mexer para elevar a temperatura do corpo, pois do contrário pode morrer. As temperaturas mais quentes dizem ao animal que ele pode sair da hibernação.

Como a hibernação se diferencia do sono

Muitos animais que poupam energia no inverno dormindo mais não estão de fato hibernando. Quando um animal apenas dorme, a temperatura do seu corpo não cai muito. Além do mais, um ruído pode acordar um animal que dorme, mas não um hibernante.

Os ursos são exemplos de animais que mudam suas atividades no inverno, mas não hibernam de verdade. Eles passam a maior parte do inverno dormindo, porém a temperatura do seu corpo quase não cai. Se for acordado, um urso irá se movimentar. Além disso, as fêmeas dão à luz e amamentam os filhotes durante essa época.

Outras formas de hibernação

Somente alguns mamíferos são realmente hibernantes, mas outros tipos de animais fazem algo semelhante. Muitos répteis e anfíbios de regiões de clima frio ficam inativos no inverno. As rãs e os sapos descansam em buracos ou na lama do fundo dos lagos. As cobras se amontoam umas sobre as outras nas cavernas. Muitos insetos e várias aranhas ficam totalmente congelados durante o inverno.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.