Um hobby (palavra inglesa que se pronuncia “róbi”), ou passatempo, é uma atividade exercida só por prazer ou distração. Não visa à obtenção de dinheiro ou a qualquer tipo de pagamento. Muita gente tem um hobby durante as horas livres do estudo ou do trabalho. Entre os hobbies mais populares estão desenhar, colecionar, tocar um instrumento musical, pescar ou manter um blog ou site na internet, por exemplo.

Tipos de hobby

A maioria dos hobbies envolve colecionar alguma coisa, a criação de algum animal, a observação da natureza ou o uso de equipamentos especiais. Muitas pessoas colecionam selos, moedas, conchas do mar, carrinhos ou brinquedos antigos. As que têm um hobby e são criativas costumam gostar de arte e ter habilidades manuais ou intelectuais — como pintura, costura, canto, redação, marcenaria ou montagem de modelos. Para as pessoas que apreciam desfrutar a natureza também existem hobbies, como a observação de aves e a jardinagem. A fotografia, a atividade de radioamador e a criação de programas de computador são hobbies que requerem equipamentos. Muitos passatempos são realizados a sós, mas muitas vezes se formam grupos com pessoas com o mesmo interesse em comum. Não importa qual seja o hobby, sempre há uma oportunidade para aprender.

História

Ter tempo disponível para se dedicar a algum hobby foi algo que surgiu só a partir da Revolução Industrial, a qual foi um processo iniciado em meados do século XVIII e que se estendeu por todo o século XIX. Ela consistiu em muitas mudanças tecnológicas que provocaram transformações na vida econômica e social. As pessoas antes passavam todo o seu tempo cuidando só do trabalho e de suas famílias e só os ricos podiam dar-se ao luxo de ter um hobby. No início do século XX, as pessoas tinham mais tempo livre, de forma que um número maior delas passou a desenvolver hobbies ou passatempos. No final do século XX, os computadores criaram uma nova categoria de hobbies. Hoje, muitas pessoas passam o tempo livre navegando na internet, participando em redes sociais ou se divertindo com videojogos, também chamados de videogames.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.