A homeopatia é um método terapêutico que tem por base a ideia da “cura pelo semelhante”, ou seja, a mesma substância causadora dos sintomas de uma doença em uma pessoa sã é usada no tratamento de uma pessoa portadora da doença.

O princípio da homeopatia foi desenvolvido na Alemanha, em 1796, pelo médico Samuel Hahnemann, que fez a experiência em si próprio. Ao tomar grandes doses da droga usada para curar malária, ele, que estava saudável, passou a sentir os sintomas da doença. Foi assim que teve a ideia da “cura pelo semelhante”.

Hahnemann também concluiu que grandes doses de remédio agravavam as doenças e que doses pequenas eram mais eficientes. Esse também é um conceito da homeopatia.

Antes da homeopatia, os médicos às vezes usavam métodos desagradáveis e até perigosos. Por exemplo, para tentar curar algumas doenças, eles retiravam grandes quantidades de sangue do paciente, num procedimento chamado sangria. Por oferecer uma forma mais suave de tratamento, a homeopatia tornou-se popular. Atualmente, porém, muitos médicos desaprovam a homeopatia, porque preferem buscar a causa da doença, em vez de apenas tratar os seus sintomas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.