Hormônio é uma substância química que diz às células e às partes do corpo para fazer certas coisas. Por exemplo, os hormônios do crescimento dizem ao corpo quando este deve crescer e quando deve parar de crescer.

Quase todos os seres vivos compostos de mais de uma célula produzem hormônios. Nos seres humanos e em outros animais, são as glândulas que liberam hormônios no sangue. Juntas, elas formam o sistema endócrino. Mas não são só as glândulas que têm essa função. Outros órgãos, como o estômago e o intestino, também liberam hormônios.

Tipos de hormônio

As plantas produzem hormônios que controlam seu crescimento. Os hormônios das plantas também levam ao crescimento das flores e dos frutos.

Os insetos também produzem hormônios. Um hormônio leva os insetos a mudar de pele, outros fazem acontecer neles uma metamorfose (o conjunto de mudanças ocorridas quando eles se tornam adultos).

Os insetos e muitos outros animais liberam, em seus habitats, hormônios chamados feromônios, que atraem os pares para o acasalamento, além de marcar o local onde há comida ou advertir outros animais de que há perigo.

O corpo humano produz mais de vinte hormônios importantes. O hormônio do crescimento ajuda a desenvolver os músculos. A adrenalina, também chamada de epinefrina, faz o coração bater rápido durante os momentos de tensão. A insulina controla o nível de açúcar no sangue. O estrogênio leva as meninas a desenvolverem características sexuais, como o crescimento dos seios e o alargamento da bacia. A testosterona leva os meninos a desenvolverem características sexuais, como as mudanças na voz e o crescimento de pelos no rosto.

Como agem os hormônios

Nos seres humanos, os hormônios percorrem o corpo viajando nas células do sangue. Muitos hormônios diferentes podem estar no sangue num dado momento. Cada um deles afeta apenas um certo tipo de célula. Essas células são conhecidas como células-alvo. Um hormônio viaja até as suas próprias células-alvo e então fica dentro delas. Quando isso acontece, ele leva as células a começar ou cessar certas atividades.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.