Um hospital é um lugar aonde as pessoas vão para receber atendimento e tratamento médico. Uma pessoa que esteja gravemente doente ou ferida em geral procura atendimento em um hospital. Dependendo do caso, pode permanecer lá por horas ou dias. Algumas mulheres vão a hospitais para ter seus filhos.

Tipos de hospital

Os hospitais-gerais tratam da maioria dos problemas médicos. Alguns hospitais especializados focam determinadas doenças ou órgãos, como as doenças mentais, o câncer ou o coração, por exemplo. Outros atendem a faixas específicas da população, como crianças ou idosos. As escolas de medicina têm hospitais-escola para dar treinamento aos alunos.

Há hospitais particulares, mantidos por entidades ou empresas. E existem hospitais públicos, que pertencem às comunidades e são mantidos pelo governo.

Departamentos de um hospital

A maioria dos hospitais se divide em áreas com diferentes finalidades. O setor de emergências recebe feridos e pessoas que sofrem doenças repentinas. Pacientes com problemas respiratórios ou queimaduras graves são encaminhados à unidade de terapia intensiva. Há salas especiais para as cirurgias e, no caso das gestantes, áreas específicas de obstetrícia e maternidade. O laboratório do hospital realiza exames médicos, e a farmácia prepara medicamentos.

Os médicos avaliam os pacientes e dão as orientações para seu tratamento. Os enfermeiros obedecem as instruções dos médicos e cuidam do bem-estar dos pacientes.

História

Os primeiros hospitais de que se tem conhecimento foram criados por hindus no atual Sri Lanka, no século V a.C. Os antigos romanos também tratavam pacientes em hospitais. Os cristãos criaram muitos hospitais na Europa durante a Idade Média.

Os primeiros hospitais brasileiros foram as santas casas de misericórdia. Em 1540 foi fundada a primeira instituição desse tipo, em Olinda, no estado de Pernambuco. Poucos anos depois, surgiu a santa casa de Santos, no estado de São Paulo.

À medida que a medicina foi sendo aprimorada, mais pessoas ricas e de classe média passaram a ir a hospitais. Cuidar da saúde ficou caro. E o que antes acontecia em casa — nascer e morrer —, hoje, principalmente nos países desenvolvidos, acontece nos hospitais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.