Os illinois eram um grupo de pequenas tribos de nativos americanos que partilhavam os mesmos territórios, a língua e o modo de vida. Viveram originariamente numa grande parte do que é hoje o estado de Illinois, nos Estados Unidos. Também moraram em partes dos atuais estados de Wisconsin, Missouri, Iowa e Arkansas.

Os illinois construíam suas aldeias ao longo dos rios. Suas casas cobertas de cascas de árvores eram suficientemente grandes para abrigar muitas famílias. Eles cultivavam milho, feijão e abóbora. Depois da estação de plantio, deixavam as aldeias para caçar bisões nas pradarias. No fim do verão, voltavam para colher suas safras.

Exploradores e comerciantes franceses vieram para suas terras por volta de 1670. Os illinois logo se tornaram parceiros comerciais dos franceses.

Durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos (1775-1783), os illinois ficaram do lado dos americanos contra os ingleses. Depois da guerra, esperavam que os americanos os protegessem. Em vez disso, o governo dos Estados Unidos forçou-os a desistir de suas terras. Em 1832, a maioria dos illinois mudou-se para o Kansas.

Nos anos 1860, o governo americano transferiu os illinois do Kansas para uma reserva no Território Indígena (atual estado de Oklahoma). Eles logo ficaram conhecidos como a tribo peoria de Oklahoma. No fim do século XX, havia cerca de 1.400 peorias vivendo nos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.