O povo inca governou um vasto império na cordilheira dos Andes, na América do Sul. Sua capital era Cuzco, no Peru atual. O Império Inca teve cerca de 12 milhões de habitantes em seu apogeu, no início do século XVI.

Como viviam os incas

Os incas cultivavam milho, abóbora, tomate, amendoim e algodão. Foram os primeiros a plantar batatas. Também criavam porquinhos-da-índia, patos, alpacas e cães. Seu animal de montaria era a lhama, também usada para ajudar no trabalho.

Da das lhamas, os incas faziam tecidos. Usavam também o algodão para isso. Fabricavam cerâmica, instrumentos musicais e objetos de metal.

Os incas construíam suas casas usando pedra e adobe (argila cozida ao sol). As ruínas da cidade incaica de Machu Picchu são famosas pelas edificações sólidas e bem-feitas, com sistema de recolhimento e circulação de água. Tudo foi construído respeitando a incidência solar. O Sol era reverenciado como um deus.

Os incas falavam uma língua denominada quíchua. Não tinham escrita. Contudo, mantinham registros usando um complicado sistema de nós de cordões coloridos chamados quipus.

História

De acordo com a tradicional crença dos incas, eles vieram de uma aldeia chamada Paqari-Tampu. No século XII, mudaram-se para o norte e se estabeleceram em Cuzco. No início do século XV, os incas começaram a atacar povos vizinhos e assumiram o domínio de suas terras. Em cem anos, o Império Inca estava no auge de seu poder.

Os espanhóis começaram a explorar o Peru na década de 1520. Em 1533, soldados espanhóis comandados por Francisco Pizarro tomaram Cuzco e subjugaram o Império Inca. Atualmente, os descendentes dos incas vivem nos Andes e constituem quase a metade da população peruana.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.