Uma indústria é um conjunto de empresas que produzem ou vendem produtos semelhantes ou que prestam serviços semelhantes. As fazendas compõem a indústria da agricultura, ou indústria agrícola. As fábricas fazem parte da indústria manufatureira. As escolas integram a indústria de serviços educacionais. Portanto, ao contrário do que normalmente se pensa, o termo “indústria” não significa apenas “fábrica”, mas toda atividade organizada em grande escala.

As indústrias são importantes para a economia de cada país. A primeira indústria humana foi a agricultura. Esta ainda é a indústria principal da maioria dos países em desenvolvimento.

Outra indústria que está entre as primeiras a terem surgido é a da mineração, ou seja, a extração de metais e outros materiais da terra. Desde os tempos pré-históricos os humanos extraem metais para produzir ferramentas e outros bens.

As indústrias manufatureiras fabricam bens com as matérias-primas produzidas pela agricultura e pela mineração. Esses bens servem para uso cotidiano, como roupas, carros, computadores, papel e alimentos processados. Outra indústria é a da construção civil. Os trabalhadores da construção constroem casas, prédios, estradas, portos, pontes, barragens, usinas e sistemas de esgotos, por exemplo.

A indústria de serviço domina as economias dos países desenvolvidos. Os trabalhadores da indústria de serviços não fornecem bens concretos — em vez disso, realizam ações. Professores, mecânicos de automóveis, barbeiros, pintores de paredes, banqueiros e atores, todos atuam na indústria de serviços. Uma das mais importantes entre as indústrias de serviços é a das telecomunicações. Ao conectar telefones e computadores, as telecomunicações permitem que pessoas falem com outras que estão a grandes distâncias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.