O iodo é um elemento químico que vira um gás violeta sob temperatura ambiente. Seu nome vem de uma palavra grega que significa “violeta”. A ciência usa símbolos para representar os elementos químicos, e o símbolo do iodo é I.

Onde o iodo é encontrado

O iodo não existe apenas na natureza, sendo encontrado na água do mar e em algas. É também extraído de depósitos de sais e de águas salgadas de poços de petróleo. O Chile e o Japão são os maiores produtores de iodo. O corpo humano contém iodo no composto tiroxina, que é produzido na glândula tireoide.

Propriedades e usos

O iodo puro tem a forma de um cristal violeta-escuro que, sob temperatura ambiente, transforma-se em um gás de coloração violeta.

O iodo puro não deve ser engolido, pois é venenoso. Mas o corpo humano precisa de uma pequena quantidade de iodo para se manter saudável. Na maior parte do mundo, tomar água e comer legumes é suficiente para obter o iodo necessário. Isso, porém, não acontece em algumas regiões. Por isso, nelas o iodo é geralmente incluído no sal de mesa para assegurar seu suprimento para a população. Pessoas com insuficiência de iodo desenvolvem uma doença chamada bócio, que é um inchaço da glândula tireoide, no pescoço.

O iodo misturado com álcool é usado para matar micróbios. O iodo também é um ingrediente de vários corantes e serve para fabricar o sal de prata usado em fotografia. Um composto de prata e iodo chamado iodeto de prata é usado para provocar chuva. Nesse processo, chamado semeadura de nuvens, o iodeto de prata é espargido nas nuvens para que as gotas da chuva se formem em torno das partículas de iodo e ela caia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.