A ioga é um sistema de treinamento do corpo e da mente que envolve práticas meditativas desenvolvidas no hinduísmo (e, mais recentemente, também adaptadas pelo budismo). A palavra “ioga” vem da antiga língua sânscrita da Índia e significa “união”. Tem a mesma raiz da palavra “jugo”, que é a peça de madeira sobreposta à junta de bois que trabalham juntos na lavoura. No hinduísmo, as pessoas praticam ioga para sentir-se unidas com um poder superior, por meio de posturas (posições do corpo) e técnicas de respiração e meditação (um exercício mental).

Atualmente, muitas pessoas praticam ioga sem relacioná-la a religião alguma, apenas como exercício físico e mental e para relaxar. Os movimentos e as posturas da ioga são mais suaves que muitas outras formas de exercício. Por causa disso, pessoas de idades e níveis de preparo físico diferentes podem realizá-los. A forma mais popular de ioga chama-se hataioga.

A prática da ioga envolve a aprendizagem de várias posturas com o corpo, conhecidas como ássanas. Uma ássana muito conhecida é chamada postura de lótus. Nessa posição, a pessoa senta-se com as pernas cruzadas, de forma que o de cada perna possa descansar na coxa oposta. As pessoas com muita prática de ioga podem se manter numa ássana por muito tempo.

A ioga também tem muitos exercícios de respiração. A respiração profunda ajuda a enviar oxigênio para o sangue e também contribui para que as pessoas relaxem. Enquanto a pessoa se concentra na respiração, a mente fica mais límpida, afastando as preocupações.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.