Os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm reuniram algumas das histórias mais populares do mundo ocidental em um livro de contos que ficou muito famoso. A obra trazia histórias que se tornaram clássicos, tais como “Branca de Neve”, “João e Maria”, “Rapunzel”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho”. Ele foi publicado no mínimo em setenta idiomas.

Jacob Ludwig Carl Grimm nasceu em 4 de janeiro de 1785, na aldeia de Hanau, na Alemanha. Wilhelm Carl nasceu no ano seguinte, em 24 de fevereiro, na mesma aldeia. Por volta dos 20 anos de idade, os dois irmãos começaram a reunir histórias populares para um amigo que queria publicar uma coletânea de contos. Eles transcreviam o que ouviam de contadores de histórias. Como o amigo nunca as aproveitou, os irmãos Grimm resolveram publicá-las por conta própria.

Às vezes, eles mudavam um pouco as histórias que ouviam, inserindo suas próprias ideias religiosas, políticas e morais. Outras vezes, fundiam várias versões de um mesmo conto, criando uma versão nova.

O primeiro volume das histórias foi publicado em 1812, com o título de Contos para crianças e para a família. Hoje, a coletânea é mais conhecida como Contos dos irmãos Grimm. Os dois continuaram ampliando a coletânea por muitos anos e, por fim, ela veio a incluir mais de duzentos contos.

Além de pesquisar contos populares, os irmãos Grimm escreveram livros sobre o idioma alemão. Trabalharam também para o governo e foram professores e bibliotecários de universidade. Wilhelm Grimm morreu em 16 de dezembro de 1859, em Berlim, na Alemanha. Jacob morreu na mesma cidade, em 20 de setembro de 1863.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.