Dois inventores americanos, chamados Wilbur e Orville Wright, são considerados, nos Estados Unidos e alguns outros países, os idealizadores, construtores e pilotos do primeiro avião, em 1903. Algumas características de seus desenhos ainda se usam em aviões modernos.

Filhos de um pastor cristão, Wilbur Wright nasceu perto de Millville, em Indiana, em 16 de abril de 1867, e Orville Wright nasceu em Dayton, em Ohio, em 19 de agosto de 1871. Tornaram-se conhecidos, em dupla, como irmãos Wright.

No Brasil, na França e em alguns outros países, se considera que o brasileiro Alberto Santos Dumont foi o inventor do dirigível e do avião, por isso é conhecido como "o Pai da Aviação". Argumenta-se que o avião dos irmãos Wright não teria alçado voo apenas com o impulso de seu motor, mas com o apoio de uma catapulta.

Primeiras experiências com voos

Quando jovens, os irmãos Wright consertavam bicicletas. Em 1896 começaram a se interessar por planadores. O planador é uma aeronave com asas fixas (elas não batem) que não tem motor. O fluxo do vento passando pelas asas é que mantém o planador flutuando no ar.

Em 1900, os irmãos Wright começaram a testar planadores perto de Kitty Hawk, uma cidade da Carolina do Norte. As dunas de areia eram úteis para os voos experimentais: os ventos das montanhas facilitavam as subidas e a areia das dunas tornava as aterrissagens mais seguras. Lá os Wrights testaram diferentes tipos de asas e de sistemas de controle.

O projeto de um avião

Depois de estudar planadores, os Wright decidiram projetar e construir um avião, que é similar ao planador, porém dotado do seu próprio sistema propulsor. Em 1903 construíram um avião com motor a gasolina que acionava duas hélices.

Os Wright testaram a aeronave nas montanhas de Kill Devil, perto de Kitty Hawk. Segundo relatos posteriores, nesse lugar, no dia 17 de dezembro de 1903, Orville realizou seu primeiro voo, percorrendo 37 metros em 12 segundos. Pouco depois Wilbur fez um voo de 260 metros em 59 segundos. A propulsão teria sido feita por meio de uma catapulta, segundo alguns estudiosos. É difícil afirmar com certeza qualquer coisa nesse sentido, uma vez que não houve testemunhas desses voos, e seus relatos foram feitos posteriormente.

Os Wright continuaram a aprimorar seu invento e, em 1905, conseguiram permanecer no ar por cerca de 40 minutos.

Os negócios

Em 1908, os Wright venderam um avião ao exército americano e começaram a exibir seu produto nos Estados Unidos e na Europa, ganhando fama rapidamente.

Em 1909, fundaram a Companhia Wright, para fabricar aviões em Dayton. A empresa tinha seu próprio campo de pouso e uma escola de pilotagem.

Em 1910, os irmãos criaram também uma companhia de exibições, que contratava pilotos de avião para fazer acrobacias para o público. A companhia foi fechada em 1911, depois que vários pilotos morreram em desastres aéreos.

Últimos anos

Devido a uma doença, Wilbur morreu em Dayton, no dia 30 de maio de 1912. Depois da morte de Wilbur, Orville dirigiu sozinho a Companhia Wright até vendê-la, em 1915. Continuou trabalhando como inventor até sofrer um ataque cardíaco, em 30 de janeiro de 1948, em Dayton.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.