O javali é um animal semelhante ao porco, com grandes dentes superiores que se parecem com arpões. Originário de uma área que vai do norte da África à Europa e à Ásia, foi trazido para a América.

No continente americano há três espécies, ou tipos, de animais que têm parentesco com o javali. O mais comum é o caititu ou cateto. Ele pode ser encontrado desde os desertos do sul dos Estados Unidos, passando pela América Central, até a Argentina, na América do Sul. O queixada vive apenas nas Américas do Sul e Central, geralmente em florestas e cerrados. O tipo menos comum é o porco-dos-chacos, que vive apenas em uma região árida da América do Sul chamada Gran Chaco.

Os javalis se parecem com porcos selvagens de pelagem escura e áspera. Eles têm cabeça grande, com focinho cilíndrico e orelhas pequenas. A cauda também é pequena e muitas vezes nem é vista. Esses animais têm uma glândula na região dorsal que secreta uma substância de forte odor almiscarado. O caititu possui uma espécie de colar de pelos brancos em volta do pescoço. Medindo cerca de 1 metro de comprimento e pesando de 14 a 30 quilos, ele constitui a menor das três espécies. O queixada é levemente mais escuro e maior, pesando de 25 a 40 quilos. Ele tem uma área de pelos brancos em volta da boca. O porco-dos-chacos é o maior de todos, chegando a pesar mais de 40 quilos.

Os javalis comem uma grande variedade de vegetais, além de caçar pequenos animais. Também podem comer bichos que outros predadores mataram. Eles emitem um som de alarme alto e, quando ameaçados, fazem um som estridente batendo os dentes. Javalis vivem em grupos chamados varas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.