O kiwi é a fruta comestível de uma planta trepadeira que tem o nome científico de Actinidia chinensis. Seu nome também pode ser escrito “quivi”. Nativo da China, onde é considerado fruto nacional, foi cultivado comercialmente pela primeira vez na Nova Zelândia, que ainda figura como um de seus maiores produtores mundiais, ao lado da Itália, do Chile, da França e da Grécia. A fruta e o pássaro chamados igualmente “quivi” (ou “kiwi”) ganharam o mesmo nome por serem bastante parecidos na cor e porque a forma da fruta lembra muito a do corpo do pássaro.

A fruta, em formato de ovo, tem uma casca fina marrom-esverdeada coberta por pelos muito finos. Seu interior é firme, verde e comestível, com sementes pretas arroxeadas no centro. É considerada a fruta com maior quantidade de vitamina C.

Com gosto levemente ácido, o kiwi pode ser comido cru ou cozido, na forma de saladas, doces e geleias, ou como acompanhamento em pratos exóticos. Entra também na mistura de várias bebidas. Seu suco é usado para amaciar carnes.

No Brasil, a cultura do kiwi teve início na década de 1970, e hoje ele é cultivado principalmente nas regiões mais frias, como os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e algumas regiões do estado de São Paulo. Mas boa parte da fruta que é consumida no país é importada do Chile.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.