O jogo chamado lacrosse é o esporte de equipe mais antigo da América do Norte, sobretudo no Canadá. Antes mesmo da chegada dos europeus, os nativos da região já o praticavam. Os franceses que lá chegaram no século XVII notaram que o taco usado no jogo lembrava um bastão episcopal chamado the crosier em inglês e la crosse em francês — tipo de cajado usado por bispos em cerimônias religiosas —, o que deu origem ao nome “lacrosse”.

Campo e equipamentos

O lacrosse é jogado entre duas equipes em um campo longo e retangular, com um gol em cada extremidade. Os gols são constituídos por uma rede afixada em uma armação alta. Nas equipes masculinas, o time é formado por dez jogadores e, nas femininas, por doze.

Uma bola de borracha e longos tacos providos de uma pequena rede em uma das extremidades — para apanhar, direcionar e lançar a bola — são os equipamentos principais. Os tacos assemelham-se a raquetes, porém com cabo comprido e rede pequena. Cada jogador joga com um taco.

Os jogadores usam capacetes com proteção para o rosto, ombreiras, protetores para as costelas e luvas. Os tênis têm pequenas travas na sola, como as chuteiras, para prevenir escorregões no campo.

Regras

O objetivo do jogo é marcar pontos, acertando a bola no gol do time adversário. Os jogadores usam o taco para carregar a bola ou para passá-la para outros de sua equipe. Eles podem tentar roubar a bola do taco de seus oponentes ou bloquear a passagem deles. Cada time tem um goleiro, o único jogador da equipe que pode pegar a bola com as mãos para defender o gol.

História

Os iroqueses — tribo indígena da América do Norte — foram os primeiros a jogar lacrosse. Os times às vezes eram compostos por até mil homens, e os gols chegavam a ser posicionados a vários quilômetros de distância. As partidas podiam durar dias, do alvorecer ao pôr do sol.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.