A lagartixa é um pequeno lagarto conhecido por sua incrível habilidade de andar em superfícies como paredes e tetos. Existem cerca de 750 espécies de lagartixas. Elas vivem em regiões quentes do planeta, nos mais diversos habitats, tanto em florestas como em desertos. Algumas vivem em ambientes domésticos.

As lagartixas estão entre os menores lagartos do mundo. A maioria mede de 3 a 15 centímetros de comprimento, contando com a cauda. O corpo é curto e robusto e a pele, delicada. A maioria é cinza, marrom ou branco-sujo, e algumas são verdes. Muitas lagartixas podem ter a cauda rompida com facilidade, mas, quando isso acontece, uma nova cauda geralmente cresce no lugar.

A conformação das patas dá à lagartixa a capacidade de andar sobre qualquer superfície. Cada um de seus dedos possui na parte de baixo milhares de pelos minúsculos, e estes têm em sua extremidade centenas de almofadas menores ainda. Quando a lagartixa escala uma superfície, essa espécie de almofada se abre, dando uma condição de aderência ótima. Isso lhe dá a habilidade de andar sobre paredes e vidraças e até de correr pelo teto.

A lagartixa é um animal de hábitos noturnos e alimenta-se de insetos. Diferentemente de outros répteis, emite sons, que podem variar de cliques ou assobios suaves a cacarejos e guinchos agudos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.