O lago Vitória é o maior lago da África e o segundo maior lago de água doce do mundo. Situado principalmente na Tanzânia e em Uganda, banha também o Quênia.

Vários rios deságuam no lago Vitória, que tem área de 69.484 km2 . Dentre eles, o mais importante é o rio Kagera. O único rio que escoa dele é o Nilo Vitória, que é o início do rio Nilo. Há muitas ilhas no lago, das quais a maior é Ukerewe.

Mais de duzentas espécies de peixes vivem no lago Vitória, e a pesca é importante para a economia local. Milhões de pessoas moram na área em torno do lago.

Em 1858, um explorador britânico avistou o lago enquanto buscava a nascente do rio Nilo. Ele o chamou de lago Vitória em homenagem à rainha Vitória, da Inglaterra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.